Penha ingressa em projeto federal de autonomia na inspeção de produtos de origem animal

Penha ingressa em projeto federal de autonomia na inspeção de produtos de origem animal

“A região terá capacidade de analisar as empresas que atuam com produtos de origem animal e tem intenção de comercializar seus produtos em todo território nacional”

Penha, Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Itapema e Navegantes – unidos em consórcio através da Associação dos Munícipios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) – ingressaram no projeto de ampliação de cidades no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). A proposta buscar agilizar o processo de inspeção e certificação para obtenção do selo. A assinatura foi formalizada dia 24, na capital federal, com prazo de execução até dezembro de 2023.


“Por meio da adequação e qualificação de Consórcios Públicos de Municípios e dos Serviços de Inspeção vinculados, bem como de estabelecimentos registrados, de modo que possam ser reconhecidos como equivalentes. Assim, a região terá capacidade de analisar as empresas que atuam com produtos de origem animal e tem intenção de comercializar seus produtos em todo território nacional”, explica o secretário de Agricultura e Pesca, Rubens João de Souza Filho.


O Projeto, que integra o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), tem-se apresentado como uma alternativa de modelo de gestão capaz de contribuir para superação das dificuldades vivenciadas pelos Serviço de Inspeção Municipal (SIM). “Todas as questões legais e ambientais serão respeitadas, como ocorre hoje. Contudo, buscamos reduzir pela metade o tempo do processo burocrático de cada solicitação, estimulando as empresas a ser regularizarem e crescerem”, reforça Rubens.


Para isso, a Amfri criou um grupo específico de trabalho, que dará aporte técnico para que todas as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sejam cumpridas e a região esteja apta à emissão do Sisbi-POA. “Irá contribuir para o desenvolvimento da região, uma vez que estimula a organização da inspeção municipal para alcançar a equivalência com a inspeção federal. Melhora ainda a qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor”, encerra o secretário de Penha.


Outros benefícios advindos do projeto são o desenvolvimento socioeconômico local e regional; estímulo ao investimento e ao crescimento dos estabelecimentos registrados e, por consequência, dos produtores pecuários; facilitação da inserção de novos empreendimentos e de regularização dos já existentes, principalmente as agroindústrias familiares de pequeno porte e a redução do risco relacionado à identidade e a segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal destinados aos consumidores.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )