Prefeitura da Capital faz simulado de incêndio em unidade educativa

Prefeitura da Capital faz simulado de incêndio em unidade educativa

Ação preventiva ocorrerá nesta terça-feira na Escola Básica Municipal Virgílio Várzea, Norte da Ilha.

De antemão, a Secretaria de Educação de Florianópolis realizará nesta terça-feira (20) mais um simulado de incêndio em unidade da rede de ensino. Desta vez, a partir das 9 horas da manhã, o exercício ocorrerá na Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea, em Canasvieiras, Norte da Ilha.

Haverá a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Científica, Defesa Civil e Guarda Municipal. Toda a comunidade escolar está ciente da ação, incluindo familiares e vizinhos do estabelecimento de ensino.

Os Núcleos de Educação Infantil Municipais Doralice Teodora Bastos e Clair Gruber Souza, localizados próximos à escola, também foram convidados para presenciar a atividade.

Ainda assim, além de viaturas de emergência, como caminhões de incêndio, ambulâncias e carros de resgate, existe a possibilidade de uma aeronave, Arcanjo do Corpo de Bombeiros estar no simulado.

O objetivo principal é capacitar estudantes e professores para saberem agir em situações de risco, em que haja a necessidade de saída emergencial da escola ou creche, assinala a secretária de Educação, Fabricia Luiz Souza.

“A eficiência de um abandono de edificação é fator tão importante, pois ajuda a salvar vidas humanas”.

Então, conforme o diretor da EBM Virgílio Várzea, a importância deste simulado é organizar uma série de procedimentos de forma ordenada e sem pânico, incluindo itinerários pré-definidos que levem todos a um local seguro.

“A prática desta educação preventiva constrói conhecimentos que as crianças e estudantes poderão levar para a vida”, acrescenta Sandro Rogério.
Toda comunidade escolar foi treinada com a Língua Brasileira de Sinais para auxiliar pessoas surdas.

Participarão do simulado em torno de 470 crianças do ensino fundamental e da educação infantil, bem como 56 profissionais da educação.

Esse tipo de ação faz parte da rotina de formação de estudantes e professores da rede municipal, lembra o chefe da Divisão de Projetos Especiais da Secretaria de Educação, Charles Schnorr, que também é especialista em Gestão de Desastres e Urgência e Emergência.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )