Quebra-Nozes em uma surpreendente apresentação do Ballet du Grand Théâtre de Genève

Quebra-Nozes em uma surpreendente apresentação do Ballet du Grand Théâtre de Genève

O famoso balé Quebra-Nozes, em uma surpreendente versão, será o espetáculo final do projeto Digital Dellarte, apresentado no dia 17 de dezembro pelo Ballet du Grand Théâtre de Genève, às 19h30 no canal Youtube DellArteSolucoes. Antes da apresentação online, uma entrevista com Jeroen Verbruggen, coreógrafo da companhia.

Criado em 1960, o Ballet du Grand Théâtre de Genève explora a pluralidade da dança dos séculos XX e XXI. Sob direção de Philippe Cohen, a companhia é integrada por 22 bailarinos de formação clássica e possui numerosas releituras de grandes clássicos do balé. O coreógrafo Jeroen Verbruggen oferece, no espetáculo O Quebra-Nozes, uma visão original da obra-prima de 1892.

Com trilha original de Tchaikovsky, a apresentação é contextualizada em um ambiente barroco, apresentando Marie, uma jovem intrigada por sua feminilidade, e Drosselmeyer, um senhor leal que esconde em si o príncipe que Marie deve libertar. Através de uma dança cheia de reviravoltas e virtuosidade, o coreógrafo promete transportar o público para um mundo onde a negligência beira a frivolidade e as personagens apelam às nossas almas infantis.

Verbruggen explica como revolucionou este espetáculo e as formas que o retrocedeu: “Em nossas primeiras reuniões técnicas, quando eu tinha que explicar o que eu faria disse que esse Quebra Nozes não teria árvore de Natal, não iria nevar, que são todos os elementos que as pessoas normalmente querem ver neste balé. Depois expliquei que iríamos reinventá-lo. Então ele se transformou em algo que você pode encaixar a história em qualquer época do ano. E ele se tornou algo mais como um pesadelo sombrio, algo parecido com o filme do Tim Burton ou ‘O Estranho Mundo de Jack’, que é sombrio, mas também é bastante festivo”, promete.

Sobre o Digital Dellarte

Um formato de informação e entretenimento que leva ao público novas descobertas! A Dellarte, uma das maiores produtoras culturais da América Latina, no mercado de grandes eventos de arte e cultura há 38 anos, construiu o projeto Digital Dellarte no intuito de democratizar o acesso das pessoas a grandes eventos de elevado conteúdo artístico. Nesta primeira etapa são sete espetáculos online gratuitos, com nomes expressivos do cenário artístico contemporâneo.

Em uma versão interativa de programa de TV, cada espetáculo gravado conta com entrevistas exclusivas com diretores artísticos, maestros e músicos comandadas pelo jornalista e escritor Rodrigo Alzuguir que serão exibidas, com as apresentações, no canal Dellarte no Youtube DellArteSolucoes.

O primeiro espetáculo aconteceu no dia 15 de outubro com a apresentação da Lucerne Symphony Orchestra. Na sequência, a apresentação do Balé Nacional da China, no dia 22 de outubro. Fechando o mês de outubro, a exibição do Balletto di Roma, que aconteceu no dia 29. O mês de novembro abriu a programação de exibições no dia 12 com a aclamada percussionista Beibei Wang. A unicidade do som e a grandeza da história da Sinfônica de Bamberg foi apreciada pelo público no último 26 de novembro. Dia 10 de dezembro foi a vez da Orquestra Sinfônica Jovem de Macao. O famoso balé Quebra-Nozes será o espetáculo final do projeto, apresentado dia 17 de dezembro pelo Ballet du Grand Théâtre de Genève.

Serviço:

BALLET DU GRAND THÉÂTRE DE GENÈVE

| ONLINE | YOUTUBE DELLARTE

Data: 17 de dezembro (Quinta-Feira)

Hora: 19h30

Programa: O Quebra Nozes. Entrevista com Jeroen Verbruggen, coreógrafo

digital.dellarte.com.br

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )