Secretaria de Agricultura e Pesca: Mais de 200 pescadores artesanais recebem o “Kit Pescador”

Secretaria de Agricultura e Pesca: Mais de 200 pescadores artesanais recebem o “Kit Pescador”

Quem não pode comparecer ao ato de entrega, pode comparecer na sede da Secretaria (anexa ao complexo da Colônia de Pescadores) para fazer a retirada do material.

“É uma ajuda boa, uma grande economia para nós, já que a cada quatro meses nós temos que pintar a embarcação”, detalha o pescador Osmar Antônio Suzena Junior, um dos artesanais que, no último sábado, dia 21, esteve na Secretaria de Agricultura e Pesca de Penha para pegar seu Kit Pescador. Mais de 200 pescadores artesanais estão sendo beneficiados pelo kit, composto uma lata de tinta envenenada, um jogo de capa e jardineira e botas.


Quem não pode comparecer ao ato de entrega, pode comparecer na sede da Secretaria (anexa ao complexo da Colônia de Pescadores) para fazer a retirada do material. “Esse kit é um importante auxílio aos pescadores que atuam de forma artesanal, especialmente na questão de manutenção da embarcação – uma vez que muitos atuam no camarão sete barbas, que tem seu defeso encerrado no próximo dia 31”, detalha o secretário, Rubens João de Souza Filho.


É o caso de Seu Osmar, com quinze anos de experiência, que prepara sua embarcação para se lançar ao oceano na próxima semana. “Meu foco é o camarão sete-barbas. Após três meses parados, agora regressamos à pesca com esse importante auxílio à pesca artesanal”, acrescentou ele. De 1º de março a 31 de maio, a pesca do camarão sete-barbas é proibida em respeito ao defeso – data que mudou para o próximo ano: 28 de janeiro a 30 de abril.


Na aquisição do Kit Pescador – que atende à Legislação Municipal – o Governo Municipal investiu um total de R$ 104 mil. “A pesca artesanal é uma das forças econômicas e culturais da nossa cidade. São centenas de famílias que retiram seu sustento do Atlântico. O Kit Pescador é um auxílio a tão dificultosa e valorosa profissão”, encerrou o prefeito Aquiles da Costa, que esteve no ato do último sábado, 21.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )