“Você em Foco”: PJSC cuida da saúde mental e emocional de servidores e magistrados em ações

“Você em Foco”: PJSC cuida da saúde mental e emocional de servidores e magistrados em ações

O movimento conhecido como Janeiro Branco foi criado para chamar a atenção para as questões ligadas à saúde mental e emocional das pessoas. No Poder Judiciário de Santa Catarina esse cuidado com servidores e magistrados ocorre durante o ano todo por meio de diversas ações de saúde abarcadas no programa “Você em Foco”, que tem como escopo principal promover a qualidade de vida no trabalho. 

Os mais de vinte programas que compõem o “Você em Foco” visam construir uma cultura de respeito, valorização pessoal, reconhecimento do trabalho e crescimento profissional. “Tudo é feito como o objetivo maior de contribuir para o engajamento e a motivação das pessoas e equipes do Judiciário catarinense”, destaca a psicóloga Juliana Schlickmann Barcelos, da seção de atenção integral à saúde (SAIS).

Rodas de conversas temáticas, espaços abertos de escuta ativa e respeitosa, orientações e esclarecimentos acerca das mais diversas dúvidas que tangenciam a vida profissional e pessoal, são algumas das frentes nas quais se investe em cada um desses programas. “A ideia é estar presente no cotidiano de cada servidor, participando ativamente em questões que influenciam o bem-estar diário dentro e fora do trabalho”.  

No que tange à saúde emocional especificamente, Juliana destaca alguns programas, como: o Acolhe, que oferece assistência emocional a magistrados e servidores por meio de atendimentos virtuais individuais com profissionais da Psicologia e do Serviço Social e o Rodas de Apoio Virtuais, que, por meio de rodas de conversa virtuais, disponibilizam oportunidades de escuta, acolhimento e partilha das experiências vivenciadas durante o período de isolamento social e realização do trabalho remoto, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. 

Além desses, a psicóloga lista o Encontros com a Saúde, que promove encontros virtuais com equipes formadas por magistrados, servidores e demais colaboradores, com o intuito de oferecer orientações e responder a dúvidas relacionadas aos temas saúde emocional e ergonomia; e o Mães do Judiciário, que propicia acolhimento, escuta empática, troca de experiências e diálogo aberto entre as servidoras e as magistradas mães, sobre temas vinculados à carreira, à maternidade e ao trabalho não presencial.  

Programas não encerram com a pandemia 

Alguns desses programas foram desenvolvidos e outros aperfeiçoados durante o período de pandemia e de isolamento social com a finalidade de oferecer suporte emocional aos servidores e magistrados. Por essa razão, as temáticas e contornos foram definidos tomando-se como base as demandas apresentadas pelo próprio público que hoje é atendido. “Embora tenham surgido como resultado de um momento específico – a pandemia e a expansão emergencial do trabalho não presencial, esses programas foram implantados em caráter permanente. Ou seja, os cuidados com a saúde mental e emocional dos integrantes do PJSC não findará com o término da crise sanitária”.  

Ações de conscientização e informação

Somando-se às ações de qualidade de vida, são veiculadas também campanhas anuais de saúde, como o Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, por meio das quais são promovidas ações de conscientização relacionadas às respectivas temáticas.  Por fim, são veiculadas mensalmente dicas de saúde na página oficial e nas redes sociais do PJSC. “Esses materiais versam sobre saúde mental, saúde física e sobre a integração que existe entre estes dois âmbitos, que necessitam ser cuidados igualmente para que a pessoa esteja saudável”.

Os investimentos feitos em prol da saúde dos servidores e magistrados são realizados da forma mais integrativa e pessoal possível, ao longo de toda a vida funcional. “As necessidades e dificuldades de cada um podem diferir muito de pessoa para pessoa, assim, os espaços de fala, escuta e compartilhamento vêm surtindo resultados efetivos e gratificantes no que diz respeito à saúde mental”, ressalta Juliana Barcelos. Para conhecer os programas e ações que integram o “Você em Foco” basta acessar a página.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus (0 )