Título prefixados X pós-fixados

Título prefixados X pós-fixados

Dentro da renda fixa os investimentos costumam se dividir em prefixados ou pós-fixados, contudo, no mundo dos investimentos é difícil definir qual a melhor opção, assim como quem está doente precisa de um remédio específico, os investimentos funcionam da mesma forma, para determinado objetivo uma opção pode acabar sendo melhor do que a outra, sem invalidar a primeira.

Títulos prefixados:nesse tipo de investimento a taxa de retorno é estabelecida no momento da compra do ativo, ou seja, ao comprar um título que pague X% ao ano, basta multiplicar o valor investido pela taxa e chegar no resultado que será obtido no prazo de vencimento.

Títulos pós-fixados:os investimentos pós-fixados por outro lado estarão atrelados à variação de um índice, mesmo que o retorno seja sempre positivo, a ideia nesse caso é que não se conhece o resultado final, somente na data de vencimento será possível apurar o quanto o título realmente rendeu. O mais comum é encontrar opções vinculadas ao CDI, ou mesmo títulos que remuneram a partir da inflação.

Ainda é possível encontrar títulos mistos, onde uma parte da rentabilidade é conhecida e outra está vinculada à um índice, o exemplo mais comum seriam os títulos públicos conhecidos como Tesouro IPCA.

Na hora de decidir qual o título mais adequado, o primeiro passo é olhar para o próprio objetivo, e saber o que se deseja alcançar com aquele recurso. É importante saber qual o prazo para realizar aquela meta, quando há um prazo bem estabelecido a dica é utilizar um título prefixado, assim não há risco de ter um retorno menor caso as taxas de juros caiam ao longo do tempo.

Se a ideia é ter alta liquidez os títulos pós-fixados são mais vantajosos, pois estes remuneram a uma taxa adequada e ainda garantem a disponibilidade do dinheiro.

E se a ideia é poupar para o longo prazo o mais interessante é garantir uma proteção contra inflação nesse caso os títulos mistos se tornam uma boa escolha.

[email protected]/todomundorico.wordpress.com

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )