Grupo Pereira patrocina espetáculo da primeira escola Olodum fora da Bahia
Espetáculo gratuito será realizado em setembro em Florianópolis e contará com percussionistas do Olodum e bailarinos do Bolshoi
O samba reggae e o balé clássico estarão juntos no palco. Como parte das atividades do Olodum Sul, a primeira escola do Olodum fora de Salvador, e a única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia realizarão o espetáculo Olodum & Bolshoi – A cultura negra e a cultura russa juntas no mesmo palco, confirmado para o dia 17 de setembro, na Beira-mar Continental, em Florianópolis (SC), ao lado da ponte Hercílio Luz, um dos cartões postais da cidade. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita e contará com o patrocínio do Grupo Pereira, sétimo maior grupo supermercadista do Brasil e dono de bandeiras como o Fort Atacadista.
O espetáculo, dirigido por Marcos Canetta – professor acadêmico, pesquisador e produtor cultural – e produzido por Maestro Willian Farias –cantor, compositor, diretor de espetáculos, arranjador e multi-instrumentista –, contará com os passos clássicos do balé e com a percussão pulsante do Olodum. “Esse é um show artisticamente corajoso e pensado desde 2019, antes da pandemia. Planejamos esse tempo todo e vamos contar com 17 músicos da Banda Olodum de Salvador e 35 bailarinos da Cia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi de Joinville revisitando alguns dos sucessos do grupo baiano, misturando o clássico com a dança contemporânea, tudo isso numa estrutura maravilhosa para 20 mil pessoas”, explica Farias.
Para o diretor, o apoio do Grupo Pereira foi fundamental para a realização do espetáculo. “O recurso para a montagem foi via Lei Rouanet e o Grupo Pereira nos apoiou logo que entramos em contato apresentando o projeto. Estamos muito felizes em contar com essa parceria”, diz. Para Simone Cotta, gerente de comunicação corporativa e ESG do Grupo Pereira, é um prazer patrocinar iniciativas como essa. “Estamos há 60 anos no mercado e sempre apoiando iniciativas voltadas para melhorar a vida das pessoas nos estados onde atuamos. A cultura é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam o nosso comportamento. É um prazer fazer parte dessa iniciativa”, enfatiza.
Escola Olodum Sul
Fundada em 1984, a Escola Olodum, em Salvador (BA), é um espaço de troca de experiências da comunidade afrodescendente e uma referência nacional e internacional pelo trabalho em arte e educação com milhares de histórias de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social atendidos pelo projeto. Agora, Santa Catarina ganhará a primeira escola fora da Bahia: a Olodum Sul, que será inaugurada no dia 23 de julho, sábado, às 11h (Rua Gualberto Senna, 400 – Jd. Atlântico), em Florianópolis.
A Escola Olodum Sul é um sonho antigo de Marcos Canetta. “Canetta sempre teve vontade de trazer a Escola para Santa Catarina. Em uma viagem a Salvador, ele visitou o Olodum e fez a proposta e conseguiu. Esse é um espaço democrático, onde oferecemos ações de educação, esporte, lazer, cultura e qualificação profissional. A ideia inicial é começar com crianças a partir dos 7 anos e adolescentes dos 12 aos 18 anos e, mais para a frente, adultos e pessoas da Terceira Idade”, explica Farias, da WF7 Produções, apoiadora da Escola.
O espaço foi construído em um antigo terminal de ônibus de Florianópolis – o Terminal Integrado do bairr