“Floripa 349 Anos”: Prefeitura anuncia as próximas obras de infraestrutura

“Floripa 349 Anos”: Prefeitura anuncia as próximas obras de infraestrutura

O aniversário da cidade será marcado pela entrega de cinco grandes realizações na área e pelo lançamento do pacote das novas obras a serem executadas.

O aniversário de 349 anos de Florianópolis será marcado pela entrega de cinco grandes realizações na área de infraestrutura e pelo anúncio das próximas obras a serem executadas. Nesta terça-feira (22), às 9h30, o prefeito Gean Loureiro lança em seu gabinete um pacote de 248 obras que representa um investimento de R$ 1,1 bilhão. As novas obras, que serão conduzidas pela Secretaria de Infraestrutura, estão em diversas fases, e o prefeito também irá divulgar quais vão receber ordem de serviço imediatamente ou em até dois meses, bem como os projetos prontos que terão autorização de licitação.

Entre 22 e 30 de março, serão oficialmente entregues à população as seguintes obras: a revitalização da Praça Santos Dumont, na Trindade; a primeira etapa da transformação da Via Expressa Sul em Beira-Mar Sul com nova ciclovia entre o Saco dos Limões e a Costeira do Pirajubaé; a restauração do Casarão Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, a revitalização do antigo traçado da Rua Padre Rohr, em Santo Antônio de Lisboa, e a revitalização da Rua da Praia, na Tapera.

Extensão do engordamento da praia dos Ingleses.

Próximas obras

Todas as próximas obras a receberem ordens de serviço para fins de execução são viárias. Entre elas, destacam-se a restauração e readequação da Avenida das Raias, em Jurerê; a pavimentação e drenagem da Rua Laura Duarte Prazeres e de uma série de outras, no Campeche, assim como da Rodovia Rafael Rocha Pires, em Sambaqui; da Servidão Valdemiro Francisco Senábio, no Rio Vermelho; da Rua das Dunas, nos Ingleses; da Servidão dos Artistas, no Rio Tavares, e da Servidão José Cassol, na Vargem Grande. Já a obra do engordamento da praia da Tapera vai ganhar ordem de serviço pra fins de elaboração do projeto.

Diversas obras terão as licitações autorizadas, sendo que, dentre as principais, estão a macrodrenagem do Rio Vermelho; a revitalização do Parque do Abraão, neste caso, com a sua transformação em Skate Park, inclusive com a construção da maior pista de skate park/bowl da cidade, cuja concepção contou com a colaboração do campeão olímpico Pedro Barros, no Continente; a construção da maior pista de skate street da cidade na Praça Jornalista Gustavo de Lacerda, na Trindade; o desassoreamento do Rio Sangradouro e construção de um molhe, na Armação; a construção da Praça do Forte São Luís, no Centro; a revitalização da passarela do Terminal Rodoviário Rita Maria, no Centro, e o deck da Fortaleza da Barra.

Entre os projetos com processos licitatórios para contratações das empresas executoras em andamento, por sua vez, destacam-se a construção da nova ponte da Lagoa da Conceição; a implantação de mais duas faixas de rolamento na Beira-Mar Norte, entre o Elevado Rita Maria e a UFSC; os engordamentos das praias dos Ingleses e de Jurerê; a duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal; as revitalizações da SC-406 (Rua Vereador Osni Ortiga até o Elevado do Rio Tavares), no Rio Tavares, e da SC-403 (Rodovia Armando Calil Bulos), nos Ingleses; a revitalização da orla de Coqueiros (praias da Saudade, Riso e Meio) com o trapiche, em Coqueiros; o desassoreamento da entrada da Lagoa da Conceição que vai melhorar a respiração da lagoa, e a implantação de ciclovia no canteiro central da Avenida Mauro Ramos, no Centro. Já, no caso específico da construção do túnel do Morro da Lagoa da Conceição, a obra está com a licitação em andamento para contratação da empresa que vai ficar responsável pela elaboração do projeto.

Ainda cabe salientar que alguns projetos extremamente importantes para Florianópolis encontram-se em elaboração, como é o caso da continuidade da Beira-Mar Continental; da implantação de novo elevado na interseção do CIC com alargamento da Avenida da Saudade, e da implantação da Avenida Internacional, nos Ingleses.

“Importante ressaltar que os recursos para executar todas estas obras estão garantidos e reservados para terem início, meio e fim. Trata-se do maior pacote de obras da história de nossa Capital. Todos os bairros de todas as regiões de Florianópolis serão contemplados com obras”, destaca o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.

Artes – Divulgação/PMF

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )