Juíza recebe comenda em Blumenau por ser uma “mulher que faz a diferença na sociedade”

Juíza recebe comenda em Blumenau por ser uma “mulher que faz a diferença na sociedade”

A juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, tit ular da 1ª Vara Cível da comarca de Blumenau, recebeu na última quinta-feira (17/3) a Comenda do Mérito Feminino Celina Guimarães Vianna, concedida a mulheres que se destacaram na conquista do espaço feminino no Município.

A magistrada foi indicada pela vereadora Cristiane Loureiro e homenageada ao lado de outras três mulheres, em sessão solene da Câmara de Vereadores de Blumenau. A Comenda leva o nome da primeira eleitora do Brasil, que se alistou aos 29 anos de idade. Celina Guimarães Vianna era professora e exerceu seu primeiro direito ao voto em 5 de abril de 1928.

A legisladora destacou a atuação da juíza no meio social, onde prioriza a difusão da cultura da paz fundada na resolução dos conflitos pela via do entendimento. Ressaltou ainda que o tema violência doméstica e familiar tem sido pauta de estudos e de palestras da homenageada, que assim contribui sobremaneira na prevenção desse tipo de agressão. “O objetivo desta comenda é fazer uma justa homenagem às mulheres, que fazem a diferença na nossa sociedade”, destacou.

Em sua fala, a magistrada agradeceu a vereadora Cristiane pela homenagem. Disse que entende que a Comenda se dirige a todas as mulheres, pois é um reconhecimento à história da mulher. Falou sobre a história e a representatividade de Celina Guimarães Vianna, de Bia Wachholz, vítima de violência doméstica em Blumenau, e de Marielle Franco, vereadora assassinada em 2018. “Qualquer uma dessas histórias que eu aborde aqui, a minha ou a de cada uma das nossas mães, avós, filhas, são histórias de cada uma de nós, e por isso entendo que essa homenagem é compartilhada por toda a sociedade brasileira”.

Além da juíza, outras três mulheres foram homenageadas pelos membros do Legislativo Municipal. Esta foi a primeira entrega da Comenda na Câmara – a criação da honraria foi aprovada através do Decreto Legislativo n. 1218/2021, de autoria da vereadora Cristiane Loureiro. A solenidade já está disponível no YouTube (com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Blumenau).

Imagem: Divulgação/Denner Ovidio-Imprensa Câmara Municipal de Vereadores de Blumenau.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )