Mitos e verdades sobre a higiene bucal

Mitos e verdades sobre a higiene bucal

Ter um sorriso bonito e saudável tem como requisito fundamental uma boa higiene bucal. O simples hábito de escovar corretamente os dentes e usar diariamente o fio dental evita o mau hálito e o desenvolvimento de tártaro e cáries.

Apesar disso ser conhecimento geral, ainda existem mitos que acabam prejudicando a manutenção da saúde bucal, como, por exemplo os citados abaixo.

Quando a gengiva sangra durante a escovação, deve-se parar de escovar? Não, se a gengiva está sangrando é um sinal de que pode estar havendo acúmulo de restos alimentares nos dentes, o que causa essa inflamação e consequente sangramento. Nesses casos, é necessário escovar os dentes sempre após se alimentar e usar o fio dental.

Pode-se substituir o fio dental pelo enxaguante bucal? Não, o fio dental tem a função específica de remover restos alimentares entre os dentes onde a escova dental não alcança. Deixando de passar o fio, esses locais ficam sem higienização e o enxaguante bucal não tem a capacidade de remover estes restos alimentares.

Durante o uso da máscara devido a pandemia sinto mau hálito, devo procurar um dentista? Sim, o mau hálito pode ser sinal de alguma desordem na saúde bucal. O acúmulo de tártaro ou até mesmo a cárie pode causar mau hálito, e quando notado deve ser imediatamente investigado para então tratar a causa.

Pasta ou pó de carvão ativado clareia o dente e remove melhor os restos alimentares? Não, não existe nenhuma comprovação científica de que o carvão ativado promova o clareamento dental. Além disso, o carvão é altamente abrasivo para os dentes e causa uma sensação de melhor limpeza dos dentes, mas na verdade quando usado com muita frequência pode causar desgaste excessivo da superfície dental. Lugar do carvão é no churrasco!

Sempre que houver alguma dúvida relacionada a saúde bucal, sensação de mau hálito ou alguma suspeita de cárie, ou tártaro, o ideal é procurar um dentista o mais rápido possível. Lembrando que prevenir é melhor que remediar, portanto, mantenha as consultas de rotina em dia e uma boa higiene oral.

KAREN LOPES
Cirurgiã-Dentista
Mestra em Clínica Odontológica ênfase em Dentística e Cariologia UFPEL
Odontologia estética e Harmonização facial
(47) 98465-2738
Instagram @dentistakarenlopes
www.dentistakarenlopes.com.br

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )