Procuradoria Especial da Mulher Realiza Ações do Agosto Lilás em Balneário Piçarras
Mobilização Comunitária e Conscientização pelo Fim da Violência
Em virtude da importância de fortalecer a rede de proteção feminina, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Vereadores de Balneário Piçarras promove, neste sábado (15), das 14h às 17h, uma programação especial voltada à campanha Agosto Lilás.
Acima de tudo, o evento inaugural ocorrerá na praça em frente ao Centro de Educação Infantil Marcela Pereira Ribeiro Chegatti, reunindo uma série de serviços gratuitos, atividades recreativas e ações diretas de conscientização sobre a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher.

Parcerias Estratégicas e Cronograma de Mutirões nos Bairros
Para garantir um atendimento amplo e humanizado, a iniciativa conta com o apoio fundamental de diversas frentes municipais e institucionais. Entre os parceiros confirmados, destacam-se:
- As Secretarias Municipais da Prefeitura de Balneário Piçarras;
- A 42ª Subseção da OAB de Balneário Piçarras;
- A Rede Feminina de Combate ao Câncer;
- O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Por conseguinte, visando descentralizar o acesso à informação, a Procuradoria Especial da Mulher agendou outras duas edições itinerantes da ação ao longo do mês:
- 22 de agosto: na Praça da Harmonia (bairro Itacolomi);
- 29 de agosto: na Praça de Todas as Idades (Centro).
A Voz da Liderança: Acolhimento e Rede de Apoio
A respeito da relevância do projeto, a vereadora e procuradora da Mulher, Adriana Fortunato (PSDB), destacou o papel transformador da iniciativa na comunidade:
“Esta ação representa um importante momento de informação, acolhimento e diálogo com a comunidade. Queremos levar o Agosto Lilás para diferentes regiões do município, aproximando as mulheres dos serviços e da rede de proteção, além de reforçar que nenhuma mulher deve enfrentar uma situação de violência sozinha.”
O Marco Histórico da Lei Maria da Penha
Instituído nacionalmente para intensificar o combate à violência doméstica e familiar, o Agosto Lilás faz alusão direta à sanção da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), ocorrida em 7 de agosto de 2006.
Desse modo, ao promover o diálogo aberto e a divulgação dos direitos garantidos por lei, a campanha desempenha um papel essencial na sensibilização social, encorajando a denúncia e fortalecendo os mecanismos de acolhimento para que a rede de proteção esteja sempre ao alcance de quem precisa.




