Recuperação do talude da Estrada da Rainha

Recuperação do talude da Estrada da Rainha

O Município cumpre decisão judicial, proferida pela juíza Adriana Lisboa, para remoção de algumas vegetações do talude a direita da Estrada da Rainha. Essa ação civil pública ocorreu em consequência de um escorregamento ocorrido em 2011 nesta área. No local será construída uma canaleta condutora de água, para substituir a que rompeu naquele ano.

Assim, mais recentemente, em 2019, houve a decisão obrigando o Município a fazer aquela recuperação, pelo entendimento de que poderia haver um dano muito maior, caso a obra não fosse realizada. Já há uma ferida na rodovia, que com a continuidade da água minando para aquele ponto, poderia ocasionar o escorregamento do morro.

Desta forma, foi feita a limpeza vegetal para a construção das canaletas, para que o município possa recuperar aquela área, inclusive a erosão que existe ali hoje, fruto de uma não conservação das canaletas condutoras de água, quando houve o problema.

O Município contratou um projeto pela Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), que prevê a recuperação de talude e a execução das canaletas de retenção e condução de água, para que não continue a erosão e, posteriormente, haverá a recomposição da vegetação, além do plantio de hidrossemeadura e outras árvores, após sua recuperação.

Ressaltamos, também, que há placa indicativa da obra na lateral da via (conforme fotos em anexo). Foi solicitado à Secretaria de Obras para que seja colocada em local de maior visibilidade.

Gabriella Belle _ Comunicação da Prefeitura de Balneário Camboriú.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )