Secretaria de Saúde trabalha na limpeza de terrenos particulares

Ação busca conter o avanço do mosquito-da-dengue

Os agentes do Programa de Controle e Combate à Dengue da Secretaria de Saúde têm desempenhado um papel intenso na luta contra a proliferação do mosquito-da-dengue em Balneário Piçarras. A negligência popular com a limpeza de terrenos particulares tem causado uma ameaça grave à saúde pública.

Recentemente, a equipe realizou a limpeza de dois terrenos no bairro Nossa Senhora da Conceição e um no bairro Nossa Senhora da Paz, em prol do bem-estar dos moradores. Foram recolhidos 29 pneus. Em 2023, até 7 de agosto, a Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras registrou 963 focos do mosquito Aedes aegypti, 459 pessoas que contraíram a dengue, 19 aguardando resultado e 1364 bloqueios de transmissão.

O acúmulo de água e sujeira nos terrenos gera aumento da circulação do mosquito Aedes aegypti e representa uma séria ameaça para a comunidade. Ao identificar esses locais, a população deve entrar em contato com a Ouvidoria de Balneário Piçarras pelo número (47) 3347-4704.

Torne rotina

Não utilize pratos nos vasos de plantas (preencha os pratos com areia); guarde garrafas com o gargalo virado para baixo; mantenha lixeiras e caixas d’água tampadas; trate a água da piscina com cloro; mantenha ralos fechados e desentupidos; lave com escova os potes de comida e de água dos animais; retire a água acumulada em lajes; dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada; evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.

Saiba identificar os sintomas

A dengue, a chikungunya e do zika vírus podem causar febre alta, náusea, dores musculares e nas articulações, que podem ser confundidos com sintomas da Covid-19. Entretanto, coceira, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas são sintomas característicos após a picada do mosquito. Caso apresentar esses sinais, compareça ao posto de saúde mais próximo de você.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )