“Tabata Amaral” tem grande chance de ser a escolhida para Ministério da Ciência e Tecnologia

Aliados de Lula Reforçam força nas urnas e currículo e trajetória irretocável da parlamentar, jovem e de centro


A princípio, o nome da parlamentar começou a ser mencionado entre ministros como uma possível escolha para o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), atualmente comandado por Luciana Santos, do PCdoB. A sugestão foi apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ainda não decidiu sobre a pasta. No entanto, mudanças no MCTI são consideradas certas por membros do Palácio do Planalto.


Aliados destacam que Lula pretende usar a reforma ministerial para fortalecer laços com partidos de centro e atrair nomes que possam ajudá-lo a reconectar-se com eleitores atualmente insatisfeitos com o governo. Tabata Amaral é vista como uma figura estratégica, devido aos mais de 600 mil votos que recebeu na disputa pela prefeitura de São Paulo, sua trajetória ligada à defesa da Educação e sua capacidade de dialogar com o eleitorado de centro-esquerda, conforme ressaltou um ministro.


Além disso, a nomeação de Tabata seria um gesto de aproximação com o prefeito do Recife, João Campos, seu namorado. Campos, que lidera as pesquisas de intenção de voto para o governo de Pernambuco e assumirá a presidência do PSB.
O PSB já teve três ministérios no início do governo, mas perdeu a Justiça com a ida de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF) e ficou sem Portos e Aeroportos após a entrada dos Republicanos no governo. O então titular da pasta, Márcio Franca, foi realocado para o Ministério do Empreendedorismo, considerado de menor relevância.


Tabata Amaral é uma das principais apostas do PSB. Sua candidatura à Prefeitura de São Paulo contou com o apoio de Geraldo Alckmin e, na ocasião, ela disputou a eleição contra o candidato de Lula, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), chegando a criticá-lo duramente durante a campanha. Por fim, no segundo turno, porém, Tabata declarou apoio a Boulos em oposição ao então prefeito Ricardo Nunes (MDB)

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )