Tecnologia é protagonista no combate ao coronavírus em Balneário Piçarras
Doctoralia, Robô Laura e Celk Saúde possibilitam maior acesso à informação e ao sistema de saúde do município.
Para facilitar o acesso à informação e a análise clínica de pacientes com sintomas de coronavírus, a Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras está utilizando uma série de estratégias a partir do uso da tecnologia, como o Programa Doutor Online, da plataforma Doctoralia, o Robô Laura, do Instituto Laura Fressatto, e o Sistema Celk Saúde.
O município tem apostado em tecnologias para dinamizar a troca de informações entre pacientes e profissionais de saúde, além de prestar serviços de atendimento seguindo as medidas de combate e prevenção ao coronavírus, como o distanciamento social.
“Investimos em parcerias com várias empresas, que oferecem soluções tecnológicas distintas para aproximar o cidadão do acesso ao sistema de saúde de Balneário Piçarras e auxiliar o trabalho dos profissionais da área neste momento de pandemia, inclusive com inteligência artificial” explicou a Secretária de Saúde, Regiane Basso.
Um dos principais serviços à distância oferecidos no município é o Programa Doutor Online. Nele os pacientes com sintomas do vírus ou que buscam informações médicas gerais podem fazer contato pelo número (47) 3347-2007 – que também é WhatsApp – e ter acesso ao médico por meio de videoconferência, sem necessidade de instalação de aplicativo no celular.
O Responsável Clínico pelo Centro de Triagem do Coronavírus 24h, Fábio Traghetta, frisa que o sistema tem auxiliado para a triagem dos pacientes. “A telemedicina [Programa Doutor Online] ajuda na ponta inicial do covid-19, servindo de suporte aquele paciente com pouca sintomatologia e não quer se expor ao Centro de Triagem. Ele [paciente] faz contato com o médico, que saberá se os sintomas são sugestivos à busca de um cuidado maior imediato ou fará o acompanhamento da evolução do quadro na residência do paciente”.
O Robô Laura, por sua vez, auxilia no acompanhamento on-line de pacientes com suspeita do novo coronavírus e no acesso à informação, através de um chatbot – localizado no canto inferior direito do site coronavirus.picarras.sc.gov.br – onde a pessoa recebe as orientações e encaminhamentos necessários.
“Quando o paciente é notificado para monitoramento, realização de exame ou isolamento domiciliar, o robô Laura recebe as informações e através de mensagens de texto faz o acompanhamento cotidiano do estado clínico do paciente. Através de um questionário pré-estabelecido, a inteligência artificial verifica se há melhora ou piora no quadro de saúde da pessoa e emite um alerta”, descreveu Dr. Fábio.
O Sistema Celk possibilita o acompanhamento digital da ficha de cada paciente e o desempenho do profissional de saúde, além da análise de dados estatísticos com projeções futuras a partir do histórico existente. “O sistema gera relatórios que nos servem de base para avaliarmos o contexto local do covid-19, direcionando-nos aos pontos de maior necessidade de atuação”, pontuou a Secretária de Saúde.
Além dessas parcerias com empresas do ramo de tecnologia, o município também oferece Portal da Transparência – www.picarras.sc.gov.br – específico para a observação dos gastos com a prevenção e combate ao coronavírus e um portal – www.coronavirus.picarras.sc.gov.br – com notícias, boletins epidemiológicos, cartilhas de orientação, documentos oficiais e possibilidade de contato via WhatsApp para dúvidas no (47) 9122-4860.