Balneário Piçarras apresenta case de sucesso regional no uso da tecnologia ao enfrentamento do COVID-19

Balneário Piçarras apresenta case de sucesso regional no uso da tecnologia ao enfrentamento do COVID-19

Prefeito Leonel Martins apresentou as estratégias tecnológicas que a cidade usa para o combate à pandemia.

O Prefeito de Balneário Piçarras, Leonel Martins, participou na última terça-feira (21) do Webinar Redes Cidades Digitais para apresentar o case da cidade no painel de Inovação e Transformação Digital dos municípios na pandemia. O evento virtual contou com representantes do setor público de todo o Vale do Itajaí. A cidade apresentou a aplicabilidade do Programa Doutor Online, da plataforma Doctoralia, o Robô Laura, do Instituto Laura Fressatto e o Sistema Celk Saúde.

“Balneário Piçarras tem apostado em tecnologias para dinamizar a troca de informações entre pacientes e profissionais de saúde, prestando serviço de atendimento remoto e ampliando a comunicação com a população através de plataformas digitais. Nós entendemos que a pandemia trouxe novas necessidades e estamos nos adaptando com o tempo”, pontuou o Prefeito Leonel.

O encontro foi organizado pelo Redes Cidades Digitais para demonstrar boas práticas da gestão pública. “O objetivo foi de compartilhar ideias e soluções de mercado que auxiliem os municípios neste momento. A tecnologia nunca foi tão importante para atender o cidadão e combater os efeitos da crise e aquelas Prefeituras que não estavam preparadas estão sendo obrigadas a correr atrás”, ressaltou o diretor da RCD, José Marinho.

Programa Doutor Online

Um dos principais serviços à distância oferecidos no município é o Programa Doutor Online. Nele os pacientes com sintomas do vírus ou que buscam informações médicas gerais podem fazer contato pelo número (47) 3347-2007 – que também é WhatsApp – e ter acesso ao médico por meio de videoconferência, sem necessidade de instalação de aplicativo no celular.

O Responsável Clínico pelo Centro de Triagem do Coronavírus 24h, Fábio Traghetta, frisa que o sistema tem auxiliado para a triagem dos pacientes. “A telemedicina [Programa Doutor Online] ajuda na ponta inicial do COVID-19, servindo de suporte aquele paciente com pouca sintomatologia e não quer se expor ao Centro de Triagem. Ele [paciente] faz contato com o médico, que saberá se os sintomas são sugestivos à busca de um cuidado maior imediato ou fará o acompanhamento da evolução do quadro na residência do paciente”.

Robô Laura

O Robô Laura, por sua vez, auxilia no acompanhamento on-line de pacientes com suspeita do novo coronavírus e no acesso à informação, através de um chatbot – localizado no canto inferior direito do site coronavirus.picarras.sc.gov.br – onde a pessoa recebe as orientações e encaminhamentos necessários.

“Quando o paciente é notificado para monitoramento, realização de exame ou isolamento domiciliar, o robô Laura recebe as informações e através de mensagens de texto faz o acompanhamento cotidiano do estado clínico do paciente. Através de um questionário pré-estabelecido, a inteligência artificial verifica se há melhora ou piora no quadro de saúde da pessoa e emite um alerta”, descreveu Dr. Fábio.

Celk Saúde

O Sistema Celk possibilita o acompanhamento digital da ficha de cada paciente e o desempenho do profissional de saúde, além da análise de dados estatísticos com projeções futuras a partir do histórico existente. “O sistema gera relatórios que nos servem de base para avaliarmos o contexto local do covid-19, direcionando-nos aos pontos de maior necessidade de atuação”, pontuou a Secretária de Saúde, Regiane Basso.

Comunicação Social

Além dessas parcerias com empresas do ramo de tecnologia, o município também oferece Portal da Transparência – www.picarras.sc.gov.br – específico para a observação dos gastos com a prevenção e combate ao coronavírus e um portal – www.coronavirus.picarras.sc.gov.br – com notícias, boletins epidemiológicos, cartilhas de orientação, documentos oficiais e possibilidade de contato via WhatsApp para dúvidas no (47) 9122-4860. Além disso, todas as terças e quintas-feiras, o município abre um diálogo direto com a população através da “Coronalive” que é transmitida pelo Facebook da Prefeitura de Balneário Piçarras.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )