Balneário Piçarras inicia revitalização da “Praça das Baleias”
Nova ação do Bandeira Azul vai disponibilizar espaço reservado para Pessoas com Deficiência
O Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras iniciou a revitalização da Praça das Baleias, localizada na orla (descida da Avenida Getúlio Vargas), no Centro da cidade. Uma nova arte irá caracterizar as esculturas, com temáticas ligadas à diversidade, e o local receberá nova denominação: Praça da Acessibilidade, além de espaço reservado para Pessoas com Deficiência (PcD) que enfrentam dificuldades de acesso à outras áreas da praia.
A pintura, realizada pelo artista Ricardo Batista, inclui quebra-cabeças, que remete ao autismo, e girassóis, que remetem às deficiências ocultas. A revitalização integra as ações do Programa Bandeira Azul 2024/25. Novas estruturas serão instaladas visando facilitar o acesso de pessoas com deficiência e ampliar a acessibilidade e inclusão na Praia de Piçarras, em sintonia com os critérios do Programa Bandeira Azul.
A praça vai contar com decks acessíveis com piso tátil e vai disponibilizar guarda-sóis para uso gratuito. Serão instaladas placas em braille e libras com informações sobre a praia e a praça, que vão incluir o código de conduta do espaço, orientações sobre segurança e o Programa Bandeira Azul – que certificou 5,7 km da orla da cidade, entre a Rua Canto do Sol (Itacolomi) e a Rua Alexandre Guilherme Figueredo (Centro).