Câmeras são instaladas para monitorar fluxo na passarela do Rio Gravatá

Câmeras são instaladas para monitorar fluxo na passarela do Rio Gravatá

“A estrutura em madeira não foi elaborada para o fluxo de motociclistas, fato que vinha ocorrendo nos últimos dias”.

O Governo Municipal de Penha finalizou nesta quinta-feira, 22, a instalação de duas câmeras de monitoramento no acesso à passarela provisória sobre o Rio Gravatá. Com capacidade de reconhecimento facial e placas de veículos, a intensão é coibir o irregular uso de motocicletas pela estrutura, construída para atender somente pedestres e ciclistas.


“A estrutura em madeira não foi elaborada para o fluxo de motociclistas, fato que vinha ocorrendo nos últimos dias, causando inclusive alguns atritos entre os usuários. Com a instalação destas câmeras, que terão suas imagens disponibilidades às autoridades policiais, acreditamos que o bom senso volte a prevalecer”, pontuou o prefeito, Aquiles da Costa.


Elas foram integradas ao projeto municipal de monitoramento “Penha Conecta”, que possui o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) – que tem o acompanhamento diário de dois servidores públicos. “Isso permite, pela nova Legislação, que as autoridades possam multar o veículo que está cometendo a infração”, detalha o CEO da empresa responsável pelo fornecimento das câmeras, a Urbanii, Rubem Henrique Silva.


Ele reforça que “trata-se de câmeras que possuem inteligência artificial. Isso significa que os nossos servidores são capazes de reconhecer os objetos da imagem e categorizá-los. Por exemplo: se passa uma moto o sistema reconhece e é capaz de aferir uma série de registros de alerta com base na placa de identificação”. Assim, elas são capazes de emitir alertas de segurança, como, por exemplo, de um registro de furto do veículo.

“É uma parceria com o Governo Municipal, que nos solicitou essa tecnologia diante do uso equivocado de uma passarela voltada somente às pessoas”, finalizou Rubem. A passarela foi construída de forma provisória por conta das obras de construção da nova ponte sobre o Rio Gravatá. Ela é exclusiva para pedestres e ciclistas.


Segundo o major da Polícia Militar de Navegantes, Carlos Alberto Mafra Junior, o condutor que for flagrado dirigindo sobre a passarela poderá ser multado – com base no artigo 193 do Código Brasileiro de Trânsito:

“Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos”.

Neste caso, a infração é gravíssima, com multa de três vezes.


O trânsito entre Penha e Navegantes foi desviado pelas ruas Luísa Alexandrina (Penha) e Avenida Rio do Sul (Navegantes), onde há uma segunda ponte. O acesso à Rua Luísa Alexandrina é feito pela Rua Júlia da Costa Flores (bairro Gravatá) ou Rua Angiolete João de Freitas (bairro Santa Lídia).

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )