Conscientização: “não podemos nos descuidar dos regramentos sanitários”

Conscientização: “não podemos nos descuidar dos regramentos sanitários”

Cada vez que nos descuidamos por parte da sociedade e até por parte dos próprios gestores estamos sujeitos a essa agressão do vírus, a afirmação do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, se refere aos flagrantes de desrespeito às regras de prevenção e combate ao Coronavírus observados, principalmente, nos últimos dois feriados prologados no estado de Santa Catariana.

Essa constatação vem no momento em que o estado atinge o maior número de casos ativos desde o início da pandemia. “Ainda difícil mensurar a gravidade desse momento, o que percebemos é que hoje nós temos muito mais casos ativos do que nós tínhamos em agosto. Isso ainda não se refletiu em óbitos, felizmente”, complementa.


Desde o início da pandemia o Estado vem publicando reiteradamente regramentos para as atividades tanto econômicas quanto sociais, que levam em conta a Matriz de Risco Potencial divulgada semanalmente. Para Motta Ribeiro, o cumprimento dos regramentos apresentados é suficiente para a contenção da propagação do vírus. “Nós temos que entender que se reunirmos 5 mil pessoas, por exemplo, há a possibilidade de 100 mil pessoas serem contaminadas na sequência dos dias que se seguem. É esse o cálculo matemático. Eu entendo a dificuldade porque é muito tempo de enfretamento à pandemia, mas as festas domiciliares com 30, 40 pessoas sem uso de máscara e distanciamento acaba proliferando o vírus”, alerta.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )