Curso trata do preenchimento do Sistema sobre Orçamentos Públicos da Saúde (SIOPS)

Curso trata do preenchimento do Sistema sobre Orçamentos Públicos da Saúde (SIOPS)

Na última segunda-feira, dia 30/1, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC) e a CIS-AMFRI promoveram no auditório da associação, em Itajaí, um curso. Representantes de nove municípios participaram do evento que teve como objetivo central mostrar como deve ser feito o preenchimento do SIOPS (Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde).

O Cosems está realizando uma série de capacitações com o intuito de despertar a consciência dos gestores, secretários, técnicos, controladores internos, contadores, para que todos consigam compreender na gestão pública no planejamento principalmente na área da saúde.

“Em consonância com o PPA e LOA estamos auxiliando os municipios para planejarem de acordo com suas necessidades e na hora de executar façam de acordo com a realidade, além de fazer a prestação de contas a todos os órgãos envolvidos”, explica o diretor executivo do Consems/SC, Geraldo Azzolini.

César Augusto Frantz Machado, professor contratado pelo Cosems, conta que além do SIOPS esteve entre os temas abordados durante todo o dia na AMFRI, o Sistema de Apoio ao Relatório Anual de Gestão (SARGSUS), a aplicação de Recursos do SUS, e os instrumentos de Planejamento. “Dentro dos instrumentos trabalhos o Plano Municipal de Saúde, a Programação anual de Saúde, a Lei orçamentária anual e a Execução orçamentária financeira”.

Tanto este curso, como outras ações articiladas que estão sendo promovidas entre o Conselho e as associações de municipios de todo Estado de Santa Catarina tem o propósito de ajudar a definir as prioridades, planejar e executa-lás de acordo com recursos disponíveis, promovendo assim a saúde do cidadão. O diretor executivo do Consems completa dizendo que essa é a segunda etapa de uma série de capacitações que foram iniciadas no ano passado, e que nesta semana as cidades de Joinville e Mafra receberam receberam o evento atendendo a suas regiões.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )