“Dicas de Saúde com Dr. Rodrigo Caseca”: Dor de ouvido

“Dicas de Saúde com Dr. Rodrigo Caseca”: Dor de ouvido

Você já teve dor de ouvido?

Provavelmente sim, é na infância ou na idade adulta, a dor de ouvido, ou otalgia, causa bastante desconforto e prejuízo na qualidade de vida das pessoas. Isso acontece, pois, o ouvido humano recebe uma quantidade grande de terminações nervosas sensitivas, que percebem o estímulo doloroso e encaminham para o nosso cérebro. Vou apresentar as principais causas de dor de ouvido que aparecem no consultório do otorrinolaringologista.

A otite externa é a inflamação do conduto auditivo e costuma gerar não só dor, mas também coceira e a sensação de ouvido tampado. Ocorre geralmente quando entra água no ouvido, seja no mergulho (praia, piscina) ou até mesmo no banho. Geralmente o tratamento é feito com gotas que contenham antibióticos e anti-inflamatórios. Aqui vale um alerta, não pingue nenhuma solução caseira ou óleo no ouvido caso tenha dor!

Outra causa importante de dor de ouvido é o que chamamos de otite média, ocorre quando uma secreção proveniente do nariz ou seios da face acaba se alojando por trás do tímpano (orelha média), através de uma comunicação entre o ouvido e o nariz (tuba auditiva). A pressão da secreção leva à dor, ouvidos tampados e até mesmo febre. Antibióticos podem ser necessários nesse quadro.

Algumas estruturas próximas aos ouvidos podem levar a uma dor nesse órgão, como, por exemplo, as inflamações nas amígdalas. Pela proximidade, as amigdalites podem gerar uma dor irradiada para o ouvido, devido a um nervo que passa próximo às duas estruturas. Anti-inflamatórios ou antibióticos podem ser prescritos, a depender da origem da infecção (vírus ou bactéria). Temos também uma articulação importante próxima ao ouvido, da mandíbula com o crânio, algumas alterações nessa articulação podem levar à dor e consequentemente, simular uma dor de ouvido. Anti-inflamatórios e medicamentos para dor podem ser necessários. Alterações dentárias, como o nascimento do dente siso também podem levar a dor de ouvido.

Uma avaliação especializada deve ser realizada na presença da dor de ouvido direcionando assim para o tratamento específico do quadro.

Dr. Rodrigo Caseca – Otorrinolaringologista e Cirurgião Facial
CRMSC 18.970 RQE 20.829
Instagram: @ouvidonarizgarganta
Balneário Camboriú – MedCal Saúde: Miguel Matte, 410 – (47)3363-6066
Florianópolis – COF: Av. Mauro Ramos, 1612 – (48) 3229-2829

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )