“Gestão Humanizada”: conversamos com presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, vereador Marcelo Werner

“Gestão Humanizada”: conversamos com presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, vereador Marcelo Werner

A Folha do Litoral conversou esta semana com presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, vereador Marcelo Werner

Esta que é a gestão mais humanizada notavelmente, dedicada a um trabalho operativo na promoção de mudanças qualitativas. Segue um pouco de sua gestão, e as novidades que estão por vir.

Estamos em andamento na Câmara, além das matérias dos vereadores que são constates. Institucionalmente com concurso estudantil “Mulher Segura, tarefa de todos”. Com objetivo a seleção de vídeos de estudantes de escolas de Itajaí que incentivem a reflexão sobre a segurança física/psicológica da mulher nos espaços públicos e privados.

“É preciso introduzir valores, atitudes e padrões de comportamento que inspirem a cultura de paz em nosso cotidiano, privilegiando o diálogo como forma de resolução de conflitos, para desnaturalizar comportamentos nocivos embasados na violência física, sexual, psicológica, social e patrimonial.”

Implantamos a Escola do Legislativo este ano, concluindo o Semapp (Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos), tem por objetivo fomentar o aprendizado junto às várias camadas da sociedade. Bem como dar continuidade à formação de Vereadores, servidores e Comunidade de Itajaí.

Também em breve estaremos chamando os nossos estagiários, a Câmara implantou o Plano de Estágio, não tinha, do primeiro emprego de estágio, agora deste mês de maio nós devemos estar cumprindo mais este projeto que era um desejo da Mesa fazer estas ações.

No nosso mandato temos uma servidora designada, para trabalhar na sustentabilidade. Estamos concluindo uma série de participações, dentre eles os Selos que vamos concorrer. Todo material de edital/licitação, está sendo utilizado material biodegradável; tem nossa Usina, também, estamos trabalhando para ser mais eficiente. Até final do semestre vamos inserir o ‘Papel Zero’, estamos com o software já implantado, vamos operacionalizar a Câmara administrativamente sem o uso do papel.

Na gestão interior foi implantada as placas fotovoltaicas (energia solar), houve uma economia muito significativa, 70% mês do nosso consumo. O investimento para poder ter retorno era de três anos, hoje já está em dois anos e meio.

Devemos lançar no segundo semestre na Escola do Legislativo, a Câmara Mirim. Queremos que a Escola do Legislativo possa trabalhar com o ensino médio, fundamental, público e privado do município, ao longo de seis meses Atos de cidadania, democracia, divisão dos Estados, conhecer os três poderes – Judiciário, Legislativo e Executivo. Para podermos formar cidadãos criticos e, em simultâneo, mostrar com funciona todo o Parlamento.

Edição: Lierge Coradini

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )