Por iniciativa de Dário, Senado realizará audiência para discutir os problemas do setor pesqueiro em SC

Por iniciativa de Dário, Senado realizará audiência para discutir os problemas do setor pesqueiro em SC

Nesta quarta-feira, dia 14, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado irá realizar, a partir das 9h, uma audiência pública para debater os problemas enfrentados pelo setor pesqueiro de Santa Catarina e do Brasil. A audiência foi requerida pelo senador Dário Berger e entre os convidados confirmados, está o Secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior.

No encontro serão discutidas políticas públicas da pesca; produção e comercialização do pescado; transporte e emissão de licenças; e o defeso (período em que a pesca é restrita, devido ao ciclo reprodutivo dos peixes).

De acordo com Dário, é preciso parar de criminalizar o setor que tem destacada importância para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina, mas sofre com a excessiva burocracia.

“A pesca no Brasil apresenta um potencial de extrema relevância para a economia. Vale lembrar que SC é o maior produtor de pescado, responsável por 50% de tudo que é produzido no país, entretanto, o sistema vem engatinhando. Sempre tive muito respeito por essa nobre atividade que sustenta milhares de famílias, e reconheço que não há muito a comemorar, especialmente se tratando da pesca artesanal, que convive com muitas dificuldades. Precisamos debater soluções para o desenvolvimento e estímulo do setor”, explicou Dário.

Participarão da audiência também, o secretário-adjunto de Aquicultura e Pesca do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Crescêncio Aragão Marinho; o presidente da Câmara de Pesca da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), André Luiz Dutra Mattos; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca), José Henrique Pereira; o presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pescadores de Itajaí e Região (Sindipi), José Jorge Neves Filho; e o prefeito do município de Governador Celso Ramos (SC), Juliano Duarte Campos.

A audiência será interativa, transmitida ao vivo pela página do senador no Facebook, e os cidadãos podem participar com perguntas e comentários através do Portal e-Cidadania ou do telefone Alô Senado (0800-612211).

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )