Prefeitura apresenta a Meia Praia do futuro para vereadores e AMME

Prefeitura apresenta a Meia Praia do futuro para vereadores e AMME

O Assessor de captação de recursos e Projetos da Prefeitura de Itapema, Marcelo Correia, apresentou obras importantes para a Meia Praia, e que devem mudar o cenário da cidade nos próximos anos.

Terceira Avenida

Destaque para a ampliação da Terceira Avenida, que foi dividida em dois trechos: Trecho Sul (da Rua 288 até a Rua 316), e Trecho Norte (ligando a Terceira Avenida da Rua 232, até a Rua 244). O trecho Sul tem previsão de ser iniciado em agosto deste ano, e o trecho norte, em março do ano que vem. A revitalização da faixa já existente da Terceira Avenida também já foi iniciada e deve ser retomada neste mês de fevereiro.

Faixa de areia

Algumas obras importantes, como o engordamento da faixa de areia e drenagem da orla da Meia Praia, devem acontecer a longo prazo. Esta, por exemplo, precisa ainda ser projetada, aprovada ambientalmente, viabilizada financeiramente, para então ter a obra final licitada, e iniciada. Processo que deve ser iniciado em maio deste ano, e executado somente daqui dois anos. A Prefeitura também quer ligar o Parque Linear da Meia Praia, ao calçadão do Centro, obra que deve ser licitada até novembro deste ano, e tem previsão de ser iniciada em fevereiro do ano que vem.

Trânsito

Obras importantes e esperadas pela população já estão sendo projetadas, como a criação de uma ponte sobre o Rio Perequê, na altura da Rua 306, criando uma nova ligação do bairro da Meia Praia com a Marginal da BR 101. Esta obra tem previsão de ser iniciada no começo do ano que vem.

Já um elevado de ligação para quem vem do Centro de Itapema para o Bairro Meia Praia (veja na imagem), promete desafogar o principal acesso ao bairro Meia Praia e Morretes.  Esta também é uma obra a longo prazo, com previsão de ser iniciada em março de 2023. A ligação terá sentido Centro-Meia Praia. A vereadora Raquel sugeriu ao Assessor Marcelo que um elevado de ligação sentido Meia Praia Centro, no mesmo local, também seja considerado, desafogando o trânsito neste mesmo acesso. Correia elogiou a sugestão da vereadora e disse que vai analisar a viabilidade.

A manutenção e modernização da Potne do Rio Perequê, na divisa entre Itapema e Porto Belo, também está na lista e deve ser licitada até setembro, e iniciada em março de 2022.

Túnel da 246

E na questão trânsito não poderia faltar uma solução para um dos pontos mais críticos do trânsito da Meia Praia: o túnel na Marginal da Rua 246. A Prefeitura desenvolveu um projeto que chama de “agulha de incorporação”. Ele nada mais é do que criar um acesso (antes do túnel, nas proximidades da Cassol, no sentido Perequê-Meia Praia), evitando que os veículos tenham que usar o túnel para ter um acesso à BR 101, já que um estudo mostrou que 50% dos veículos que cruzam o local buscam uma saída para a rodovia. Esta é uma obra que deve acontecer a curto prazo, e já está em fase avançada, com licitação prevista para maio e início da sua execução prevista para a metade deste ano.

Píer Turístico

Projeto importante para os municípios de Itapema e também Porto Belo, deve começar a sair do papel ainda em 2021. O projeto também já está avançado nas etapas burocráticas (topografia, projeção, aprovação ambiental, viabilidade financeira e licitação), e deve ser licitada a concessão agora no mês de maio, dando sequência à sua execução.

Ciclovias

Na metade deste ano, a Prefeitura pretende iniciar a implantação das ciclovias e ciclo-faixas previstas no Plano de Mobilidade Urbana de Itapema. Marcelo Correia destacou que as ciclovias vão se concentrar no lado Leste (esquerdo) das vias, e devem contemplar toda extensão da Avenida Nereu Ramos e 2ª Avenida.

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )