Prefeitura de Florianópolis realiza ações de capacitação e limpeza para evitar impactos ocasionados pelas chuvas

Prefeitura de Florianópolis realiza ações de capacitação e limpeza para evitar impactos ocasionados pelas chuvas

As operações são realizadas por diversas secretarias e tem o objetivo de promover maior segurança para a população.

Durante o verão, Florianópolis apresenta geralmente elevados índices de chuva, podendo ocasionar cenários de alerta e até mesmo desastres naturais na Cidade. Pensando nisso, a Prefeitura de Florianópolis realiza uma série de ações em diferentes frentes para evitar que essas situações aconteçam, minimizando os danos que esses fenômenos possam gerar.

As secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Segurança Pública – por meio da Defesa Civil – realizam durante todo o ano, limpezas, reforço de estruturas em áreas de risco e trabalhos de conscientização da população, além de oferecerem cursos para as comunidades sobre como agir em situações emergenciais.

Esquadrão Antialagamento

Em Florianópolis, a limpeza constante de valas, cachoeiras, rios, canais e córregos acontece através do Esquadrão Antialagamento, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A equipe foi criada em 2017 e hoje conta com 22 profissionais que realizam o trabalho manual de limpeza e contam também com a utilização de equipamentos pesados.

Somente no mês de janeiro deste ano foi realizada a limpeza de 13.530 metros de áreas, em 28 locais de toda Florianópolis. A ação, é uma forma de evitar alagamentos e enchentes que possam levar a deslizamentos e outros fenômenos.

Obras preventivas e ações de manutenção

A Secretaria de Infraestrutura e a Defesa Civil, são parceiras em ações corretivas e preventivas de desastres naturais. A Defesa Civil realiza a identificação das áreas de risco e estuda o nível de risco do local, enquanto a Infraestrutura atua com a construção de muros de contenção nos locais identificados pela Defesa, por exemplo, como alternativa funcional para evitar prejuízos coletivos nas comunidades e bairros.

Já o Programa Floripa No Capricho, que envolve diversas secretarias da Prefeitura de Florianópolis, está diariamente nas ruas também realizando trabalhos de manutenção. São feitas limpezas no geral, reparos e melhorias de espaços públicos.

Capacitações

Além das obras e limpezas realizadas pela Prefeitura para evitar episódios de desastres naturais, sentiu-se também a necessidade de capacitar a população para esses momentos. Dessa forma, foram criados os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec’s) e os Cursos de Voluntariado em Emergência, ambos desenvolvidos pela Defesa Civil de Florianópolis e ofertados de maneira gratuita para a população.

Os Nupdec’s foram realizados em dez comunidades da Capital, e em cada Núcleo foram feitos treinamentos de percepção de riscos geológicos e de edificações em áreas de risco, primeiros socorros, plano de emergência familiar e plano de evacuação, a fim de incentivar a cultura da autoproteção.

Já, os cursos de Voluntariado em Emergência são abertos para a população adulta, e os voluntários formados poderão ingressar no quadro de voluntários da Defesa Civil. Os agentes ficam aptos para auxiliar em situações emergenciais, como deslizamentos, alagamentos, chuvas e análises de risco.

Tanto as capacitações realizadas no Núcleos quanto os cursos de Voluntariado em Emergência já formaram mais de 100 voluntários. Ambos acontecem sazonalmente e são divulgados previamente pela Prefeitura de Florianópolis.

Vala Trevo do Cacupé – Antes

Vala Trevo do Cacupé – Depois
CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )