Complexo Portuário de Itajaí inicia 2022 com 9% de aumento na movimentação em toneladas

Complexo Portuário de Itajaí inicia 2022 com 9% de aumento na movimentação em toneladas

O ano de 2022 iniciou com crescimento de 9% no Complexo Portuário de Itajaí na movimentação em toneladas. No Porto de Itajaí, o crescimento registrado foi na movimentação de TEUs (Twenty Foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento). Um acréscimo de 7,25% na movimentação ao chegar na marca de 30.145 TEUs e 415.660 toneladas. Os dados são referentes à comparação entre os meses de janeiro deste ano e 2021.

No primeiro mês deste ano foram movimentados no Complexo Portuário de Itajaí 124.132 TEUs e 1.416.907 toneladas. Durante o mesmo período em 2021, o Complexo registrou 115.749 TEUs e 1.303.984 toneladas. Os números indicam um aumento de 7,25% na movimentação de TEUs.

Para Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí, a movimentação de janeiro abriu 2022 de forma estável em relação ao mesmo período do ano passado. “Apesar das circunstâncias que estamos enfrentando com relação ao segundo ano consecutivo de pandemia e ao processo de desestatização, o Porto de Itajaí nos últimos anos vem demonstrando estabilidade no crescimento das operações”, avalia Veiga. “Esses índices evidenciam que o complexo portuário, assim como todo o complexo logístico e retroportuário, vem ao longo dos últimos anos, aderindo a um forte desenvolvimento em Itajaí. Isso comprova a excelência de uma Autoridade Portuária Pública e Municipal, na qual, resulta também na geração de emprego e renda para Itajaí e região”, finaliza o superintendente.

Ao todo, durante o mês de janeiro, o Complexo Portuário registrou 89 atracações. Foram 21 escalas na APM Terminals, duas no Cais Comercial, uma na Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, duas atracações no TUP Braskarne, uma no TEPORTI, uma no terminal Barra do Rio e uma na Poly Terminais. Já o Terminal Portonave registrou 60 atracações.

A nova Bacia de Evolução (bacia 02 na Baía Afonso Wippel/Saco da Fazenda) recebeu 30 escalas em janeiro, o que representa 33,71% das manobras concretizadas. Já neste mês de fevereiro, o Complexo Portuário atingiu a marca de 800 giros na área da nova bacia de evolução. A manobra foi registrada com o navio de bandeira da Libéria – UASC AL KHOR, de 299,99 metros de comprimento por 48,20 de largura.

“Nos últimos anos, o porto de Itajaí vem conquistando diversas premiações voltadas ao meio ambiente e áreas relacionadas à administração portuária, com base no seu crescimento operacional e na aplicação de investimentos que visam a melhoria do complexo. Cotidianamente, buscamos a evolução do nosso porto, com o intuito de permanecer com altos índices nas movimentações, e reconhecimento nacional e internacional, garantindo também o desenvolvimento do Município de Itajaí”, destacou o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. 

CATEGORIA
Compartilhar com

Comentário

Disqus ( )